top of page
  • Patrícia Walessa

Aula 2 - Urbanização e Industrialização 1º ano


Revolução urbana é um termo usado pela arqueologia, história e antropologia do mundo antigo para designar o surgimento das primeiras cidades, em especial na região do Crescente Fértil, no Oriente Médio, a partir do Quinto milénio a.C. O termo foi cunhado pelo antropólogo Vere Gordon Childe na década de 1930.

http://historia7-penedono.blogspot.com.br/2016/11/

A Revolução Industrial iniciada no Século XIII associada a intensa mecanização e dispensa de mão de obra do campo, o chamado Êxodo Rural, modificou o modo de vida da sociedade de tal maneira que as cidades passam a ser cada vez mais o centro de aglomerações humanas. As cidades então vem sendo cada vez mais estudadas e passando por transformações para melhor acomodar essa sociedade moderna urbana.

*Em 2008 a população mundial urbana passou a ser maior que a população rural.

* Em 2030 a 80% da população mundial habitará nas cidades.

Urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo. Portanto, quando a população urbana de um determinado local cresce em número maior que a do campo, dizemos que está ocorrendo um processo de urbanização.

Há também outro sentido para urbanização, que seria quanto à implementação de infraestruturas em espaços das cidades. Por exemplo: eventualmente, áreas irregulares – como favelas e invasões – emergem no espaço das cidades, porém essas áreas não contam com energia elétrica, saneamento básico e asfalto. Quando tais localidades recebem da prefeitura essas estruturas, dizemos que a área foi urbanizada, ou seja, adquiriu condições mínimas para assumir as características de um espaço urbano. http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-urbanizacao.htm

A urbanização como nós conhecemos iniciou-se partir da Revolução Industrial, no século XVIII, a princípio na Inglaterra e depois se espalhando por outras localidades da Europa e nos Estados Unidos.

As primeiras fábricas provocaram um grande êxodo rural pela necessidade de absorção de mão de obra e formação de mercados consumidores.

Concomitantemente, as máquinas da Revolução Industrial invadiram o campo, mecanizando a lavoura e expulsando os camponeses de suas terras.

O fenômeno urbano chegou acompanhado por uma série de problemas. As primeiras aglomerações urbanas da Inglaterra e da França combinavam poluição atmosférica, falta de saneamento básico e condições precárias de vida para os seus habitantes. Na segunda metade do século XIX, o planejamento urbano nos países ricos considerou todos esses problemas, tornando as áreas urbanas mais adequadas às funções econômicas, mas sem deixar de atender às demandas da sociedade. Em países como o Brasil, a urbanização foi lenta e demorou mais tempo para se concretizar. As funções coloniais adiaram a modernização das cidades brasileiras que estavam limitadas ao fornecimento de matérias-primas, pois a colônia não poderia atingir um nível de organização que se equivalesse ao da metrópole.

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/urbanizacao-mundo.htm

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 deixa a cargo dos estados a instituição de Regiões Metropolitanas que seriam "constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum".

Assim, é facultado aos estados a criação de regiões metropolitanas, através de leis complementares, para gerir os recursos econômicos e sociais do estado. De modo geral, as regiões metropolitanas constituem um espaço que tem por objetivo realizar tarefas públicas que exigem a cooperação entre os municípios, como os serviços de saneamento básico e de transporte coletivo, legitimando, em termos político-institucionais, sua existência.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 deixa a cargo dos estados a instituição de Regiões Metropolitanas que seriam "constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum" [nota 1]. Assim, é facultado aos estados a criação de regiões metropolitanas, através de leis complementares, para gerir os recursos econômicos e sociais do estado. De modo geral, as regiões metropolitanas constituem um espaço que tem por objetivo realizar tarefas públicas que exigem a cooperação entre os municípios, como os serviços de saneamento básico e de transporte coletivo, legitimando, em termos político-institucionais, sua existência.

Observe o desenho de uma conurbação:

Tema 1:

O Processo de Urbanização Contemporâneo: a Cidade, a Metrópole, o Trabalho, o Lazer e a Cultura

Tópico 1:

Espaço urbano

Habilidades:

1.1. Compreender a relação entre o crescimento urbano e as mudanças na vida das cidades.

1.1.1. Interpretar os desdobramentos das práticas socioespaciais no processo de urbanização contemporâneo, tais como: o turismo, o lazer e a cultura.

EXERCÍCIOS AULA 2:

1 Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator ligado à constituição e expansão do processo de urbanização:

a) êxodo rural

b) industrialização

c) metropolização

d) reforma agrária

e) mecanização do campo

2 UFU 2011

A figura abaixo representa o processo de conurbação.Analise as afirmações abaixo.

I - A conurbação ocorre quando há a superposição ou o encontro de duas ou mais cidades próximas devido ao seu crescimento. Para ocorrer esse processo, as duas cidades devem ter, necessariamente, o mesmo tamanho e a mesma densidade populacional. II - O êxodo rural pode ser considerado um dos fatores que contribuem para o surgimento do processo de conurbação, pois provoca a expansão dos grandes centros urbanos.

III - O processo de conurbação, em geral, dá origem à formação de regiões metropolitanas, como por exemplo, a Região Metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro.

IV - Conurbação é o nome dado para o crescimento de duas ou mais cidades vizinhas, que acabam por formar um único aglomerado urbano, no qual, em geral, há uma cidade principal e uma (ou mais de uma) cidade-satélite.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

a.Apenas I, II e IV.

b.Apenas II, III e IV.

c.Apenas II e III.

d.Apenas I e IV

GABARITO: 1 D, 2 B

MXLLS​​


1.357 visualizações0 comentário
bottom of page