top of page
  • Patrícia Walessa

Exercícios Demografia - Populações -Migrações


1 . (PUCRIO) Assinale a alternativa correta, tendo como referência o gráfico:

a) A maior concentração demográfica da população brasileira em áreas rurais, no período de 1940 a 1980, foi resultado da predominância das atividades agroexportadoras na geração da riqueza nacional. b) O expressivo crescimento populacional entre 1970 e 2000 foi conseqüência direta dos programas de incentivo à natalidade, promovidos pelos governos militares, e direcionados, especialmente, para as populações urbanas de baixa renda. c) Entre 1940 e 2000, a inexistência de variação da população rural decorreu das migrações internas e, principalmente, da decadência e estagnação das lavouras de cana-de-açúcar, café e soja. d) A crescente concentração da população brasileira em áreas urbanas, a partir de 1970, esteve associada, entre outros aspectos, à ampliação dos setores industriais e de serviços e à atração exercida pelas cidades. e) O decréscimo da população rural brasileira, entre 1970 e 2000, a níveis muito inferiores aos observados para 1940, relacionou-se à ampliação da atividade industrial e à extinção de direitos trabalhistas para o homem do campo.

2 . “ONDE ESTÃO AS CRIANÇAS PAULISTANAS?A cada ano, menos crianças são vistas nas ruas, parquinhos e playgrounds de condomínios de São Paulo,reflexo da tendência de queda de fecundidade que coloca regiões de maior renda, como Vila Mariana e Pinheiros – em que o número de filhos por mulher caiu a 1,4 e 1,3, respectivamente – com padrões do Japão e dos países mais ricos da Europa.” (TERRA, Lígia. Conexões – estudos de Geografia geral e do Brasil. v. 1. São Paulo: Moderna, 2010. p. 243.)

Sobre os aspectos que caracterizam a dinâmica populacional brasileira nos últimos anos, é correto dizer que:

a) a taxa de natalidade brasileira caiu nos últimos anos exclusivamente nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, devido à necessidade de trabalho das mulheres.

b) a queda da taxa de natalidade ocorre em todo o país, independentemente do poder aquisitivo e da localização de moradia, atingindo o que se conhece como crescimento vegetativo negativo.

c) no caso brasileiro, a queda na taxa de fecundidade leva, a longo prazo, a uma proporção maior de população adulta, fazendo o país perder o título de país jovem e apresentar um estreitamento na base da pirâmide etária.

d) a taxa de fecundidade menor que dois filhos por mulher indica a manutenção da população sem a necessidade de migração, embora mostre uma pirâmide de base estreita.

e) a taxa de fecundidade aumentando, o que aconteceu a partir da década de 1960, fez cair a taxa de crescimento demográfico vegetativo do país.

3 . (UDESC)Sobre a população feminina e sua participação no mercado de trabalho, assinale a alternativa incorreta.

A) Chama a atenção a maior participação no mercado de trabalho das mulheres da região Sul, onde também são verificadas as maiores taxas de ocupação da população feminina.

B) O aumento da escolaridade feminina, a queda da fecundidade, as novas oportunidades oferecidas pelo mercado e as mudanças nos padrões culturais são as principais causas do aumento da participação feminina no mercado de trabalho.

C) As mulheres vêm aumentando sua participação no mercado de trabalho nos últimos anos.

D) "A volta ao lar" já é uma realidade absoluta para a maioria das mulheres trabalhadoras nas grandes cidades brasileiras, fruto do desemprego e das desigualdades salariais entre homens e mulheres.

4 . (UDESC) Leia e analise as afirmações abaixo.

I - No mundo inteiro, especialmente nos países mais desenvolvidos, a expectativa de vida cresceu muito.

II - No Brasil, existe um número de homens ligeiramente superior ao número de mulheres.

III - No Brasil, a expectativa de vida das mulheres está acima da expectativa de vida dos homens.

IV - Nos países subdesenvolvidos, a participação feminina no mercado de trabalho tem aumentado muito. Nos últimos 5 anos, entretanto, estagnou, assim como a participação de jovens e velhos.

V - Nos últimos anos, o Brasil assistiu a um declínio das taxas de natalidade.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

D) Todas as afirmativas são verdadeiras.

E) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

5 . (UDESC) No Brasil, aproximadamente 80% da população das favelas concentram-se nas regiões metropolitanas e 70% das moradias são construídas pelos próprios moradores, em regime de mutirão. Assinale a alternativa que indica a região brasileira que concentra a maior população favelada do país:

A) Centro-Oeste

B) Nordeste

C) Sul

D) Sudeste

E) Norte

7 . (UEBP) “Acompanhando uma tendência mundial, o crescimento da população brasileira vem diminuindo nas últimas quatro décadas. [...] Além de estar crescendo menos, a população brasileira também apresentaoutra característica: o envelhecimento.” (Coleção Almanaque Abril. no 4. 2004. p. 4)Este processo de mudanças no perfil da população brasileira, que é denominado “transição demográfica”, tem como características:

I. O aumento da longevidade e da queda da fecundidade e da mortalidade, sobretudo, com o progresso da medicina e das condições sanitárias.

II. A diminuição do número de filhos por famílias em razão das transformações econômicas e sociais que levaram a mulher ao mercado de trabalho.

III. A mudança no desenho da pirâmide etária brasileira que passa a apresentar base mais estreita e topo mais largo.

IV. O aumento da participação dos homens na pirâmide etária, que passaram a viver mais que as mulheres, as quais, tornaram-se mais expostas à mortalidade por homicídios e acidentes. Estão corretas apenas as proposições

a) I, II e III.

b) III e IV.

c) I, III e IV.

d) II e III.

e) I, II e IV.

8 . A intensificação do fluxo migratório em direção aos países ricos é provocada diretamente pela globalização econômica e pelo aprofundamento das desigualdades entre pobres e ricos. Tal processo resulta:

I. na “fuga de cérebros”, altamente prejudicial ao desenvolvimento dos países pobres.

II. em vultosa remessa de dólares para os países de origem dos imigrantes, que, em alguns casos, é a mais importante fonte de sobrevivência dessas nações.

III. no acirramento da xenofobia, discriminação, exploração e violência contra o imigrante.

IV. na busca de soluções, por parte dos países ricos, para legalizar a massa de imigrantes que vive na clandestinidade. Estão corretas APENAS as proposições:

a) I, II e III

b) II, III e IV

c) I e IV

d) II e III

e) I, II e IV


631 visualizações0 comentário
bottom of page