top of page
  • Patrícia Walessa

Formação do Território Brasileiro - Aula 1 - 2º ano 1º Bimestre


Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram: No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.

Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.

Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.

http://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm

Análise do Quadro Mulher Tupi de Albert Eckout, 1641

Análise da tela: Família Guarani aprisionada por escravistas, tela de Jean Baptist Debret, 1830.

Análise da tela

Navio Negreiro,

1830

Análise da tela Um Jantar Brasileiro, Debret 1827


213 visualizações0 comentário
bottom of page