top of page

Formação do Território Brasileiro - Aula 1 - 2º ano 1º Bimestre

Patrícia Walessa

Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram: No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.

Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.

Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.

http://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm

Análise do Quadro Mulher Tupi de Albert Eckout, 1641

Análise da tela: Família Guarani aprisionada por escravistas, tela de Jean Baptist Debret, 1830.

Análise da tela

Navio Negreiro,

1830

Análise da tela Um Jantar Brasileiro, Debret 1827


 
 
 

© Espaço para educação.

Orgulhosamente criado com Wix.com

Seguir

Entre em contato para mais informações

Fontes citadas em cada aula.

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page