Veja várias questões e a lista com as competências cobradas na prova do ENEM
https://pt.scribd.com/document/257436365/Enem-competencias-Em-Geografia
1 . ENEM 2009 C2 H7
Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como:
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.
2 . ENEM 2009 C2 H7
O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta
a) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
b) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
c) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
d) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
e) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.
3 . ENEM C6 H7
Os pedaços da crosta terrestre utilizados pelos grupos humanos para desenvolver sua base material nos primórdios da história constituem o que estamos chamando demeio natural [...]. Todavia, a presença do homem já atri-bui um valor às coisas, que, assim, passam a conter um dado social. Por outra parte, como toda ação supõe uma técnica, a ideia de meio geográfico não pode ser desvinculada dessa noção de técnica. Daí o relativismo de denominações como natural e pré-técnico.
SANTOS, Milton;SILVEIRA, Maria Laura.O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2008. p. 28.
Utilizando como base os conceitos de meio natural e meio técnico, propostos pelos autores do texto acima, julgue os itens abaixo:
I. A transformação da natureza, com o uso apenas de ferramentas rudimentares para a sobrevivência, é uma característica do meio técnico.
II. A maior parte da existência humana ocorreu no período denominado meio natural, que é caraterizado pela utilização dos recursos naturais sem grandes transformações. III. O meio técnico é o período no qual ocorreu a formação do espaço “artificial” que amplia um processo de substituição dos objetos naturais por objetos técnicos.
IV. A partir da Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, tornou-se mais nítida a transi-ção do meio natural para o meio técnico.Estão corretos apenas os itens
a) I, II, III e IV.
b) II e IV.
c) I, III e IV
d) I e III.
e) II, III e IV.
4 . ENEM C4 H16
Na produção social qual os homens realizam, eles entramem determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças mate-riais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.
MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In.MARX, K.; ENGELS F. Textos 3
. São Paulo: Edições Sociais, 1977 (adaptado)
Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que:
a) o proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia.
b) o trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.
c) a consolidação das forças produtivas seja compatível como progresso humano.
d) a autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico.
e) a burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.
5 . ENEM C2H6
O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação de solos. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas
a) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
b) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
c) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
d) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas.
e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.
6 . ENEM C2H6
O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são:
7 . ENEM C6 H26
As rochas terrestres não constituem massas estáticas.Elas fazem parte de um planeta cheio de energia, que pro-move, com sua alta temperatura e pressão interna, todos os processos e abalos sísmicos, movimentos tectônicos de placas e atividades vulcânicas de uma dinâmica muito in-tensa. Da mesma forma a atividade intempérica e erosiva externa envolve os agentes atmosféricos como o calor do Sol, chuvas, ventos e geleiras também atuam sobre estas rochas, causando constantes alterações. Em suma a Terra é um planeta vivo em contínua modificação.
TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, Maria Cristina Motta; FAIRCHILD,Thomas Rich; TAIOLI, Fabio (Org.).Decifrando a Terra.
São Paulo:Companhia Editora Nacional, 2008. p. 42.
Com relação ao ciclo das rochas é correto afirmar que:
a) as rochas ígneas superficiais da Terra não sofrem ação dos agentes intempéricos da atmosfera.
b) é comum encontrarmos fósseis em rochas magmáticas intrusivas devido à concentração de material orgânico proveniente da Era Mesozoica.
c) no vulcanismo, o magma quente chega à superfície,onde se derrama como lava e sua solidificação forma a rocha ígnea plutônica.
d) qualquer tipo de rocha pode sofrer metamorfismo em ambiente de alta pressão e temperatura, com produção de dobras e foliações, além de recristalizações de minerais, gerando rochas metamórficas.
e) uma rocha metamórfica pode se transformar em rocha sedimentar, já uma rocha sedimentar não pode se transformar em uma rocha magmática.
8 . ENEM C6H29
De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade.
Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico.
nASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra.ComCiência:Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 117, abr.2010.
O texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de:
a) alívio da tensão geológica.
b) desgaste da erosão superficial.
c) atuação do intemperismo químico.
d) formação de aquíferos profundos.
e) acúmulo de depósitos sedimentares.
9 . ENEM C6H29
As plataformas ou crátons correspondem aos terre-nos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, pre-valecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré--Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochasintrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. Sãotrês as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a dasGuianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998
As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cris-talinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por:
a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazi-das minerais (ferro, manganês ).
b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.
c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.
d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, de-corrente da variação de temperatura.
10 . ENEM C6H29
Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última aná-lise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais,em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas.
A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas,pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é:
a) a aração.
b) o terraceamento.
e) o desmatamento.
d) a drenagem.
11 . ENEM C6H29
O esquema representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?
a) Plantio direto.
b) Associação de culturas.
c) Implantação de curvas de nível.
d) Aração do solo, do topo ao vale.
e) Terraceamento na propriedade.
12 . ENEM C6 H27
Boçorocas: a erosão que ameaça cidades
Quem viaja pela serra da Mantiqueira (sul de Minas Gerais) e vale do Paraíba, ou observa as colinas do o este de São Paulo e norte do Paraná, nota a presença de fendas e cortes disseminados nas vertentes cada vez mais frequentes: são as boçorocas (ou voçorocas), temidas pelos moradores locais porque constituem feições erosivas, altamente destrutivas, que rapidamente se ampliam, ameaçando campos, solos cultivados e zonas povoadas.
TEIXEIRA, Wilson;TOLEDO, Maria Cristina Motta;F AIRCHILD,Thomas Rich;T AIOLI, Fabio (Org.).Decifrando a Terra. São Paulo:Companhia Editora Nacional, 2008. p. 128.
Com relação ao processo erosivo descrito julgue os itens abaixo:
I. Esses cortes se instalam em vertentes sobre o manto intempérico, sedimentos ou rochas sedimentares pouco consolidadas, e podem ter profundidades de decímetros até vários metros.
II. A erosão eólica é a principal responsável pelo processo de formação dos sulcos ou ravinas.
III. A evolução de sulcos de drenagem para a boçoroca normalmente é causada pela alteração das condições ambientais do local.
IV. A ação antrópica não possui relação com o processo erosivo, pois a formação de sulcos ou ravinas é um pro-cesso natural.
Estão corretos apenas os itens:
a) I, II e III.
b) III e IV.
c) I e III.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
13 . ENEM C6 H29
Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana.
Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é
a) a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.
b) a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio carregados de matéria orgânica.
c) o desgaste do solo nas áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.
d) a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior o efeito do escoa-mento sobre a infiltração.
e) o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída do topo das encostas.
A Ver número depois - ENEM 2017 Geografia
O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para o oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendonza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).
Revista infoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010
No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em:
A) áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
B) faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
C) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
D) escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
E) áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.
B - ENEM 2017
O fenômeno da mobilidade populacional vem,
desde as últimas décadas do século XX, apresentando
transformações significativas no seu comportamento, não
só no Brasil como também em outras partes do mundo.
Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos,
na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios
para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e as distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.
OLIVEIRA, L.A.P.; OLIVEIRA, A.T.R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011(adaptado).
A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de
A) descapitalização do setor primário.
B) ampliação da economia informal.
C) tributação da área residencial citadina.
D) desconcentração da atividade industrial.
E) saturação da empregabilidade no setor terciário
C - ENEM 2017
Nas imagens constam informações sobre a formação de
brisas em áreas litorâneas. Esse processo é resultado de
A) uniformidade do gradiente de pressão atmosférica.
B) aquecimento diferencial da superfície.
C) quedas acentuadas de médias térmicas.
D) mudanças na umidade relativa do ar.
E) variações altimétricas acentuadas.
Gabarito: 1a, 2a, 3e, 4b, 5e, 6b, 7d, 8a, 9a, 10a, 11d, 12c, 13a, Ac, Bd, C