top of page
  • Patrícia Walessa

Exercícios Vestibular - Urbanização - Cidades


0 . (UFAM) A urbanização moderna é um processo vinculado:

a) ao Feudalismo.

b) á I Guerra Mundial.

c) á II Guerra Mundial.

d) ás Expansões marítimas, no final do século XV.e) á Revolução Industrial.

1 . (UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar:

a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.

b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.

c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.

d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.

e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

2 . (UFG) A urbanização dos países subdesenvolvidos constitui um fenômeno marcante da segunda metade do século XX. As características desse fenômeno, na América Latina, expressas na paisagem urbana das metrópoles, são decorrentes da

a) instalação de indústrias de bens de produção nos arredores das pequenas cidades e próximas às fontes de matéria-prima.

b) industrialização tardia e da modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades.

c) aglomeração humana e do aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia.

d) inovação tecnológica e do aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana.

e) implementação de parque industrial e da regulação, por meio do planejamento governamental, de deslocamentos populacionais para as cidades.

3 . (Unifesp-SP) No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:

a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.

b) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

c) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.

d) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.

4 . (UNIFENAS) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira:

Fonte: IBGE.Censo 2010 (Folha de São Paulo,30/04/2011)

A partir dos dados observados no gráfico e mais seus conhecimentos sobre a evolução dos índices de urbanização no Brasil, você pode constatar corretamente que I) o Brasil é um país urbano, pois possui uma população superior a 80% vivendo nas cidades. II) o ritmo de crescimento da taxa de urbanização tende a diminuir no Brasil atual, pois a população rural já é pouco expressiva, não havendo grandes contingentes para migrar para as cidades. III) o Censo 2010 apresenta uma população mais urbanizada que há uma década atrás. IV) as regiões brasileiras com as maiores taxas de urbanização são, pela ordem, Sudeste (92,9%), Centro-Oeste (88,8%) e Sul (84,9%). V) segundo o Censo 2010 a população residente no campo apresenta uma taxa inferior a 20%, demonstrando que o êxodo rural vem perdendo força no país.

Estão corretas as alternativas a) I e II, apenas. b) Todas. c) III e IV, apenas. d) I, III e V, apenas. e) II, IV e V, apenas.

5 . (UNIR) Os mapas apresentam o número de cidades médias (entre 100.000 e 500.000 habitantes) no território brasileiro em 1970 e nos dias atuais. (Revista VEJA, 01/09/2010. Adaptado.)

Com base nos mapas e nos seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta. a) O número de cidades médias da região Norte do país manteve-se inalterado desde 1970, resultado das políticas de conservação ambiental e da rigorosa fiscalização das instituições responsáveis. b) A partir de 1970 aumentou o número de cidades médias, o que indica que a riqueza, antes concentrada nos grandes centros urbanos, vem sendo distribuída também nas médias aglomerações. c) A região Nordeste, considerada a mais pobre do país, apresenta hoje poucas cidades médias, resultado do elevado contingente migratório em direção ao Centro-Sul. d) O aumento do número de cidades médias pós década de 70 do século XX deve-se principalmente à política de incentivos fiscais para a instalação das multinacionais nas metrópoles nacionais, aumentando a demanda por mão-de-obra especializada. e) O aumento de cidades médias da região Centro-Oeste resulta das políticas de transferência de renda do governo federal, entre elas a bolsa escola, além de investimentos maciços em ciência e tecnologia com a criação de tecnopolos.

6 . (CESGRANRIO) A metropolização corresponde ao processo de formação de metrópoles, que é acompanhado do crescimento acelerado de certas cidades, como reflexo da modernização e da concentração econômica em alguns pontos do território. Há, contudo, uma tendência atual de reversão no crescimento das grandes metrópoles porque indústrias e empresas do setor de serviços passam a escolher localizações geográficas alternativas às saturadas metrópoles, provocando redução nos índices de crescimento das grandes cidades e aumento dos índices de crescimento das cidades médias.Qual o nome desse fenômeno?

(a) Megalópole.

(b) Desmetropolização.

(c) Metrópole expandida.

(d) Macrocefalia urbana.

(e) Região metropolitana.

7 . (FUVEST) A recente urbanização brasileira tem características parcialmente representadas nas situações I e II dos esquemas. Considerando essas situações, é correto afirmar que, entre outros processos:

a) I representa a involução urbana de uma metrópole regional.

b) I representa a perda demográfica relativa da cidade central de uma Região

Metropolitana.

c) II representa o desmembramento territorial e criação de novos municípios.

d) II representa a formação de uma região metropolitana, a partir do fenômeno da conurbação.

e) II representa a fusão político-administrativa de municípios vizinhos.

8 . (UFF-RJ) Os mapas ilustram o processo de urbanização do território brasileiro ao longo da última metade do século XX. Analisando a geografia da urbanização brasileira, pode-se afirmar que:

a) o fenômeno urbano no Brasil caracteriza-se pelo crescimento homogêneo das cidades na região Centro-Sul – sobretudo por causa da difusão das indústrias – e bastante heterogêneo no Nordeste, graças ao domínio dos latifúndios.

b) as cidades brasileiras ganharam expansão sob os eixos norte-sul (1970) e leste-oeste (1996), concentrando o maior número da população brasileira e acompanhando as mudanças no processo das migrações regionais.

c) esse processo de urbanização acompanha a concentração industrial e de serviços e forma uma rede urbana polarizada pelas metrópoles nacionais e regionais da faixa leste do território brasileiro.

d) a urbanização das regiões agrícolas marca uma mudança no eixo da urbanização, pois seu crescimento econômico é responsável pela atual interiorização da concentração de cidades, em detrimento das concentrações urbanas tradicionais.

e) a pequena expressão da urbanização nas regiões Norte e Centro-Oeste deve-se ao fato de as condições naturais apresentarem-se pouco propícias à industrialização e à concentração demográfica observadas nas regiões Sudeste e Sul.

9 . (UEL) Leia o texto a seguir.

Segundo a Globalization and World Cities Study Group & Network, atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, por grau de importância, Alfa, Beta e Gama.

(Adaptado de: INFOESCOLA. Cidades Globais. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2013.)

Sobre o conceito de cidade global, assinale a alternativa correta.

a) Aplica-se à junção de duas ou mais metrópoles nacionais, com elevado tráfego urbano e aéreo internacionais.

b) Aplica-se às cidades em áreas de conurbação com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.

c) Define-se por cidades que possuem elevados índices de emprego e renda e que atraem imigrantes de várias partes do mundo.

d) Refere-se aos centros de decisão e locais geográficos estratégicos, nos quais a economia mundial é planejada e administrada.

e) Refere-se a um conjunto de regiões metropolitanas, que formam áreas com maior número de população do planeta.

10 . (UNISC) Em relação ao conceito de “cidadeglobal”,assinale a alternativa incorreta.

a) O número de habitantes nas cidades globais, necessariamente, é igual ou superior a 10 milhões.

b) As cidades globais são classificadas e distribuídas, ao menos, em três grupos: ‘Alfa’, ‘Beta’ e ‘Gama’.

c) São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de cidades globais.

d) As cidades globais também podem ser chamadas de cidades Alfa ou de centros mundiais.

e) As mais de 50 cidades globais formam uma rede que abrange todos os continentes, exceto a Antártica.

11 . (UPE) Com base no texto e no conhecimento sobre a América Latina, considere as afirmativas a seguir:

1. O êxodo migratório do campo para a cidade tem perdido força na maioria dos países da América Latina. As migrações são agora mais complexas e se produzem fundamentalmente, entre cidades. Também são relevantes os movimentos entre os centros das cidades e suas periferias.

2. Atualmente, a evolução demográfica das cidades da América Latina é oriunda do aumento considerável da taxa de natalidade. Os altos índices de fecundidade, em muitos países dessa região, aumentam consideravelmente o crescimento natural e, consequentemente, a segregação social e espacial, mecanismos que tendem a reforçar-se mutuamente.

3. A América Latina é uma região pobre em fontes renováveis de água doce. Por essa razão, algumas áreas, especialmente zonas áridas e semiáridas da Venezuela, América Central e Região Platina, sofrem uma escassez estacional que é acentuada com baixas precipitações de chuva, fato que agrava, nesses lugares, os círculos viciosos de pobreza

.4. Em períodos mais recentes, a expansão física das cidades da América Latina e o seu desenvolvimento econômico têm propiciado o aparecimento de novas expressões urbanas sobre o território e consolidado fenômenos, como as conurbações, as áreas metropolitanas, as megarregiões e os corredores urbanos.

Essa concentração de população significa, também, concentração de pobreza.Estão CORRETAS

a) 1 e 3.

b) 1 e 4.

c) 2 e 4.

d) 1, 2 e 3.

e) 2, 3 e 4.

12 . (Walessa) Megacidade é um conceito definido pela ONU para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta. A maioria delas é constituída por municípios de países emergentes e subdesenvolvidos, embora a maior seja Tóquio, capital do Japão. A leitura do gráfico permite marcar como correta a alternativa:

a) o rápido processo de urbanização estará a concentrar até 2015 o maior número de megacidades nos países subdesenvolvidos predominantemente na Ásia .

b) a rápida urbanização deverá transformar as megacidades asiáticas em cidades globais de primeira grandeza por serem muito desenvolvidas em qualidade de vida.

c) os continentes que apresentarão maior número de megacidades são aqueles que recebem maior número de imigrantes como a Europa.

e) no futuro a globalização permitirá aos atuais países subdesenvolvidos da Ásia e da América tornarem-se desenvolvidos o que explica a concentração de megacidades.

13 . (UEG) A intensidade da ocorrência de problemas urbanos de natureza climática tem sido a tônica dessas últimas décadas. Um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento desses problemas está relacionado ao crescimento demográfico humano. A figura abaixo representa o crescimento da população humana em uma determinada metrópole brasileira a partir da década de 1920.

Com base nas informações e no gráfico, é CORRETO afirmar:

a) na década de 1970, como o número de habitantes era menor se comparados ao dos anos atuais, a inexistência de problemas ambientais se deve a uma maior sensibilização ambiental por parte da população.

b) à medida que o crescimento demográfico humano aumenta, a existência de problemas ambientais se torna evidente, uma vez que as más condições de habitação e saneamento são ocorrentes nas metrópoles.

c) a implantação de programas de natalidade e de programas referentes às políticas ambientais desencadeia a tendência de o número de habitantes se estabilizar nos países subdesenvolvidos, nos últimos anos.

d) o crescimento populacional e a consequente expansão territorial urbana a partir da década de 1960 estão relacionados a vários fatores, sendo que as enchentes e os alagamentos são determinantes.

14 . (Walessa) Dentre os inúmeros conceitos que envolvem o estudo das cidades, marque a alternativa incorreta:

a) Tóquio faz parte de um novo conceito, o de metacidades, isso porque possui mais de 30 milhões de pessoas em sua área urbana, que envolve uma série de cidades metropolitanas.

b) megacidade é o nome usado para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes, independente de sua influência ou desenvolvimento econômico.

c) A maior parte das megacidades já superou e não enfrenta mais problemas relativos à ausência de saneamento básico, expansão de favelas e ocupações irregulares, elevados índices de violência, segregação socioespacial, ausência de mobilidade tanto nas vias de trânsito quanto no deslocamento pelos transportes públicos.

d) Uma cidade global, caracteriza-se como uma metrópole, porém sua área de influência não é apenas uma região ou um país, mas parte considerável de nosso planeta. É por isso que as cidades globais também são denominadas "metrópoles mundiais"

15 . (UEPB) Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam, respectivamente, Verdadeiras ou Falsas no tocante à relação campo/cidade.

( ) O campo precedeu as cidades e era mais importante que elas, no passado, por fornecer-lhes o excedente agrícola e concentrar a maior parte das riquezas e da população.

( ) A urbanização de hoje é mais acelerada em países da África e da Ásia, onde ainda há um predomínio da população rural.

( ) A urbanização que se iniciou e foi muito intensa nos países desenvolvidos que se industrializavam é mais acelerada, hoje, nas nações subdesenvolvidas.

( ) A urbanização dos países subdesenvolvidos, apesar dos problemas apresentados, reflete a modernização dessas sociedades com a mecanização do campo, maior oferta de emprego urbano e a possibilidade de progresso social.

A seqüência correta das assertivas é

a) V F F F

b) F F V V

c) V F F V

d) V V V F

e) F F F V

16 . (UFSCAR) Com a acelerada urbanização da humanidade e o advento de gigantescas aglomerações urbanas, os especialistas no tema e as organizações internacionais logo criaram novos conceitospara dar conta dessas realidades. Dentre eles, existem os conceitos de megalópole, megacidade e cidade global. A respeito desses conceitos, seria correto afirmar que:

I. Megalópole é uma gigantesca aglomeração urbana, com mais de 10 milhões de habitantes e onde há conurbação de inúmeras cidades vizinhas.

II. Cidade global é uma imensa área urbana com uma população de no mínimo 10 milhões de habitantes.

III. Megacidade é uma gigantesca aglomeração urbana com no mínimo 10 milhões de habitantes.

IV. Megalópole é uma região superurbanizada onde, numa pequena extensão de um território nacional, se concentram várias cidades milionárias, que possuem uma vida econômica bastante interligada.

São verdadeiras as afirmativas:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e IV.

e) II e IV.

17 . Com base nas informações dessas figuras e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a densidade demográfica é mais elevada na área urbana ocupada, predominantemente, pelo setor de serviços que na periferia.

b) a evolução temporal e espacial do espaço urbano representado resultou na formação de uma região metropolitana.

c) o setor de atividade predominante no espaço urbano – residencial, de serviços ou industrial – guarda estreita correlação com o valor da terra.

d) o valor da terra na porção oriental do espaço urbano, onde era o povoado no Estágio 1, no Estágio 3, é inferior ao da porção ocidental.

18 - (UFAL) Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmações a seguir. 1) A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de sub urbanização da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos, surgindo assim bairros nobres distantes dos centros uranos. 2) A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superfície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo. 3) Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnológica. 4) A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade. Está (ão) correta(s): (A) 4 apenas. (B) 1 e 2 apenas. (C) 1, 2 e 4 apenas. (D) 2, 3 e 4 apenas. (E) 1, 2, 3 e 4.

Fontes:


1.981 visualizações0 comentário
bottom of page